ARTHE
Actividades
19 de Setembro 2024
IHC Summer School
A equipa do ARTHE foi convidada a integrar o programa da Summer School 2024 do Instituto de História Contemporânea, realizada no Palácio do Vimioso em Évora no dia 19 de setembro de 2024 com o tema Porque é tão importante o 25 de Abril de 1974? Património, Comemorações e Memorialização.
A participação da equipa ARTHE contou com comunicações de Ana Bigotte Vieira (org.), Pedro Cerejo (‘Porque foi importante o 25 de Abril? Porque acabou com a censura também no teatro’), Carolina Basílio Valente, Fábio Marques Belém (‘A correspondência do Teatro da Cornucópia na transição para a democracia’) e Tiago Ivo Cruz (‘A Promessa e a Nostalgia do Teatro Independente’).
Este encontro constituiu um importante momento de apresentação da metodologia do projecto, parceiros e companhias envolvidos e discussão de desafios futuros. Constituiu igualmente uma ocasião privilegiada para a problematização do papel do teatro e das políticas públicas para a cultura na história cultural da Revolução e, com ela, do passado recente. Abordaram-se temas como a importância da história oral, o papel da censura, as políticas públicas para o Teatro, a acção da Associação Técnica e Artística da Descentralização Teatral (ATADT) e o arquivo de produção do Teatro da Cornucópia. A discussão havida, realizada no campo da historiografia do passado recente dada a composição da sala, fez ressaltar o salto metodológico na historiografia sobre teatro que este projecto representa para o estudo do teatro no país.