21 de Abril 2023

Missão à CTB – Companhia de Teatro de Braga

Relator: Laura Rozas Letelier e Fábio Marques Belém

Visitantes: Fábio Marques Belém e Laura Rozas Letelier

Data da Visita: 21 de Abril de 2023

Nome do Grupo: CTB – Companhia de Teatro de Braga

Ano de fundação: 1980

Local: Altice Forum Braga · Avenida dr. Francisco Pires Gonçalves · 4711-909 · BRAGA

Quem acompanhou a visita (cargo no grupo): Rui Madeira  (director da CTB e encenador) e Solange Sá (actriz e organizadora do arquivo).

Descrição da visita: 

Fomos recebidos por Rui Madeira e Solange Sá no edifício do Fórum e fomos apresentar o projecto ARTHE. A CTB tem outros dois espaços na cidade.

Falámos sobre a história da companhia que vai fazer 45 anos em 2025. Rui Medina salientou as ativas redes internacionais da companhia com grupos de Brasil e da Europa de Leste (Eusaria Theater Association).

O director falou-nos do conceito do arquivo enquanto “centro de documentação”. Em relação ao trabalho com o arquivo, realçou que este foi organizado ao longo de diferentes períodos de tempo, de acordo com a disponibilidade de elementos da companhia que puderam dedicar tempo a esse trabalho, que a partir de 2020 foi assumido por Solange Sá.

Na conversa, Rui Madeira deu a sua visão sobre o estado do teatro nacional e o seu património. Na sua perspectiva, o trabalho com os arquivos de teatro devia ser organizado como um projecto em rede, que não recaísse sobre as possibilidades singulares de cada companhia.

Por outro lado, falou-se da crise do conceito e estrutura de “companhia”. Rui Medina deu-nos um livro em que apresenta a sua reflexão sobre esta questão e as mudanças no teatro português desde a década de 1980, Deseçando horizontes. Situación actual, orixe e planificación do futuro teatro galego.

Depois tivemos uma visita relativamente breve (15 minutos) com Solange Sá à sala do arquivo.

Descrição do arquivo:

No Fórum, a CTB dispõe de uma sala especialmente acondicionada para o arquivo e que conta com boas condições para a sua conservação. O arquivo foi cuidadosamente organizado, no ano de 2020, pela responsável Solange Sá e de acordo com parâmetros escolhidos pela própria organizadora, que tem pleno conhecimento do material existente.

Em termos de arrumação, o material foi organizado cronologicamente e por espectáculo em caixas e pastas, devidamente dispostas e assinaladas em prateleiras. Os documentos são separados e armazenados em micas plásticas. A companhia dispõe de um inventário de todo o material existente. Quanto ao arquivo administrativo, embora haja uma arrumação mínima, este encontra-se menos organizado-identificado. O arquivo encontra-se em bom estado de conservação.

Falámos ainda sobre critérios de abate de material arquivo, sendo sobretudo referida a existência de material em vários exemplares (duplicados). A companhia também tem um acervo de imagem e som que está armazenado no edifício da Estação Velha.

Materiais existentes:

Cartazes, material de divulgação de cada espectáculo, recortes de imprensa, pastas com documentos administrativos (secção menos tratada), material em VHS, CD e cassettes num armário. Não vimos fotografias, mas elas estão nas pastas.

Estado de conservação:

Bom estado.