15 de Março 2023

Missão ao Teatro da Serra de Montemuro

Relator: Fábio Marques Belém

Data da Visita: 15 de março de 2023

Nome do Grupo:  Teatro da Serra de Montemuro

Local: sede do grupo – Rua da Moitinha s/n – Castro Daire / Campo Benfeito

Quem acompanhou a visita (posição no grupo): Abel Duarte (Produtor e Ator)

Descrição da visita:

A sede do grupo Teatro da Serra de Montemuro fica na aldeia de Campo Benfeito (Castro Daire). O acesso não é fácil, é preciso autocarro no percurso entre Lisboa – Castro Daire e depois outro autocarro para a aldeia de Campo Benfeito. Este último autocarro só possui dois horários ao dia para ir e voltar da aldeia, logo é preciso atentar para horários. Fui recebido pelo ator, produtor e um dos fundadores do grupo, o sr Abel Duarte, o qual prontamente conversou comigo sobre as atividades do grupo e a constituição do seu arquivo. A conversa foi gravada, com a autorização do interlocutor, o arquivo de áudio encontra-se na pasta das missões/companhia. Desde o início da conversa Abel informou-me que o Teatro da Serra de Montemuro não constituiu um arquivo artístico e administrativo que narre especificamente a história do grupo. Contudo o espólio foi sendo reunido ao longo dos anos e é um dos objetivos ser reunidos, pelo menos os textos que foram encenados pelo grupo. Abel levou-me a conhecer as dependências do grupo, que contém parte do seu espólio.

Descrição do Arquivo:

A administração e a produção do grupo ficam em um container, e neste possui caixas cheias de fotos, sem nenhuma organização. Neste local também possui pastas com arquivos dos espetáculos, mas também sem grande ordenação. Abel informou-me que parte dos figurinos e artigos de cena utilizados ao longo dos anos estão em uma escola emprestados ao grupo. Também existe material em uma garagem cedida. Não tive acesso a esses locais. Em resumo, não existe um arquivo, existe um espólio que não reflete a história do grupo.

Materiais Existentes:

Não tive grandes informações, mas possuem figurinos, materiais de cena, fotografias e outros materiais, mas materiais ocasionais, nada organizados.