ARTHE
Actividades
6 de Março 2023
Missão ao Chão de Oliva
Relator: Maria João Brilhante
Data da Visita: 6-03-2023
Nome do Grupo: Chão de Oliva – Companhia de Teatro de Sintra
Local: Sintra (Casa de Teatro)
Quem acompanhou a visita (posição no grupo): Nuno Correia Pinto, Paula Pedregal
Quem preencheu o questionário: Questionário não preenchido
Descrição da visita:
A visita iniciou-se com um almoço, durante o qual foi relatada a história da companhia, a sua actual situação e implantação na região de Sintra. Seguiu-se uma visita ao edifício do teatro, sede da companhia, composta por auditório e zona de secretariado e reunião. Aí decorreu um segundo momento para explicação do projecto ARTHE ao qual a companhia aderira recentemente e para clarificar os objectivos do questionário a preencher. Nessa sala, estava uma amostra, segundo foi dito, dos materiais audiovisuais a precisarem de cuidados urgentes.
Descrição do Arquivo:
O arquivo, com excepção da documentação administrativa e dos referidos materiais áudio e vídeo, não foi visitado. A maior parte encontra-se num armazém da CM de Sintra em Mem Martins, juntamente com os materiais de outras companhias de Sintra.
Materiais Existentes:
Foi referida a existência nesse armazém de pastas, materiais de divulgação, guarda-roupa, cenários e adereços.
Estado de Conservação:
Não foi avaliado.
(acrescentado em Abril de 2025)
“A associação Chão de Oliva foi uma das organizações culturais que perdeu todo o arquivo no incêndio que deflagrou esta terça-feira. Todo o espólio de figurinos, cenografia e arquivo documental lá guardado por várias companhias de teatro ardeu.
A Chão de Oliva, em atividade desde 1987, perdeu mais de três décadas de espólio de teatro. Apesar de algum do material ter ficado a salvo no edifício sede, a maioria estava arquivado no armazém de Mem Martins. “É inestimável a perda”, lamentou a diretora. A associação tinha um conjunto de espetáculos marcados, já com bilhetes vendidos, que se vê obrigada a cancelar uma vez que perderam todos os figurinos que os artistas iriam vestir.”
Correio da manhã, 25.02.2025
Consultar também https://www.facebook.com/chaodeoliva/posts/comunicadoch%C3%A3o-de-oliva-centro-de-difus%C3%A3o-cultural-em-sintraontem-dia-25-de-feve/1197236879069052/